terça-feira, 4 de maio de 2010

Umbanda cibernética









Mesmo com todas as campanhas, mesmo com toda a divulgação que através dos fóruns e grupos de Umbanda que tem rolado na internet, tenho lá minhas dúvidas se quando chegar no momento "H" se os adeptos e praticantes da religião não irão vacilar e colocar outra opção.

Aliás, pode haver acredito eu uma inversão de dados neste censo. Umbandistas praticantes, de dentro do terreiro, "catulados, masserados, domados", "cavalos de toco", como dizemos no jargão popular, podem acabar omitindo dados,sem assumir a religião.Por outro lado, aqueles que vão como assistentes, podem acabar declarando que são Umbandistas ferrenhos, que não perdem nenhuma sessão, e cumprem todas suas obrigações como religioso.Enquanto escrevo, me veio a cabeça que pode ter surgido uma nova categoria de Umbandista: "O internético".

Seria aquele que vasculha todos os sites, lê todos os artigos, que tem 3129 vídeos de umbanda no youtube, está em quase todas comunidades no orkut, tem seu "congá" em casa, faz assentamentos a partir de receitas da internet, conhece tudo sobre Orisás, Voduns, inkices, catimbó, batuque, macumba, garrafadas mas não sabe desencravar a unha do próprio pé, ou seja, a PRÁTICA.

Não sei afirmar até o momento se é algo ruim, ou se serve para a difusão da religião.Talvez o perigo nestes vôos solos seja o fanatismo, ainda mais se não tem a figura do "Pai de Santo" como freio as viagens na maionese que por ventura (quase sempre) acontecem no começo.E mais ainda, quando de neófito passa a ser " Pai de Santo" virtual.Abençoado Pai Google que os protege!Amém!


Vejo em comunidades números espantosos, de 1.000, 2.000, 10.000 participantes!!!! mas serão todos Umbandistas? irão realmente grafar a sua crença no momento que a "mocinha" do censo pedir o preenchimento do questionário?
Até que ponto todos estes Umbandistas "virtuais" assumem a religião no mundo real?

Longe de fazer qualquer apologia a um levante religioso ( as armas irmãos!!! uma jihad Umbandista???) o mínimo neste censo será que os convictos em suas crenças que realmente marquem a opção "umbanda".

Somente espero que haja esta opção.

Que Olorum nos guie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário