domingo, 23 de maio de 2010

Fim ou começo?

O que há para ser dito?
O que ainda há para ser debatido?
Esgotaram todas as alternativas de debate sobre Umbanda?

Fuço e refuço nos fóruns, sites e blogs e de uns tempos para cá vejo uma mesmice, assuntos que já são mais do que masserados, como imolação, culto a Orixás, se é Cristã ou não, divisão de "falanges" ( como se houvessem poderes para saber se a terra do Peter Pan é piramidal), pessoas que repetem sempre o mesma discurso, neófitos querendo saber se o Exu tem rabo e chifre, querendo saber as características dos arquétipos, para ele "cavalo", montar o seu.Alguns pelo que sei, chegam a treinar a performace em casa, inclusive como o Baiano vai dançar no terreiro.É o tal do raio saindo da terra e subindo aos céus.

Nesta falta de assunto, são puxados assuntos para tampar as lacunas, como se Umbanda cultua gnomos, duendes e elfos.Tem coisas que me parecem mais "senhor dos anéis" do que Umbanda.

Definir Umbanda pelo que vejo, não é dífícil.Vamos tentar?então vamos:
Umbanda:Culto de possessão de entidades ancestrais, consanguíneas ou não, com passagem terrena de época distante ou contemporânea, cujos os padrões de arquétipos manifestados são essencialmente  Brasileiros, os Pretos velhos, Caboclos, Crianças e Exus.

Ai começa a problemática e não a sulucionática, como diria dadá maravilha.Cada um vai puxando a sardinha para o braseiro, não quando dizendo a "minha Umbanda é a certa" e as outras "as erradas".E assim caminha a religião.

Mas e o que ainda há para ser dito?
Fora as viagens na maionese, acredito que muito há para ser constantemente dito, afinal é uma religião fresquinha, nova em comparação a outras tantas, bem dogmatizadas, e por ser uma religião em acomodação de valores, mutável, que tem em sua mescla, desde catimbó, tereco, batuque, candomblé, pitacos de catolicismo, tem até com daime, e por ai vai.

Temos muito a dizer, por exemplo a lei do fumo, que entrou em vigor, a lei do silêncio, as leis ambientais, a fiscalização dos meios de comunicação, que para obter ibope, se um louco insano fura o filho, enteado, com agulha  o Bonner solta o verbo "Magia negra na Bahia".

Talvez o que haja ainda muito a ser dito seja a ética.Qual é a ética da Umbanda?O que tem sido pregado dentro dos terreiros como ética? É uma ética cristã? Afro? India? Segue os padrões da sociedade, não matar , não roubar, honrar pai e mãe? "Ha Laércio,mas não são os 10 mandamentos".Olha meu caro leitor, se você está de pé, sente, pois a maioria dos padrões éticos do baixo mediterrâneo, que acabaram influenciando não só o cristianismo, mas vários padrões sócio-culturais, vieram da África bem antes de Moisés ter aberto o mar.Isto é um longo tema que no decorrer que minha paciência permita irei postando.      

Espero que os assuntos que rodam nos fóruns e blogs não sejam um fim, e sim um começo de uma unidade, o que acredito que não irá mexer nas estruturas internas de cada feudo, mas mostrar que o terreiro do vizinho não é bicho papão, e quem além dos muros do próprio terreiro, existe vida.

Que Olorum nos guie a caminhos da razão.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário