sábado, 22 de maio de 2010

Um País de imbecis



Lá vinha eu, subindo a ladeira, pensando na vida, e contando os palanques do viaduto sobre a via expressa, no calvário dos 20 minutos de casa ao serviço, quase de madrugada, lá pelas 8:30.Contar cerca, palanques deve ser algo meio "monk", ou autista, não sei ao certo.

Ao olhar a minha direita, vejo um rapaz sentado em frente a sua casa ( a dele, para não haver dúvidas...ó lingua ingrata...como devem ser as conjugações verbais da mongólia?) com boné ( acho que os bebês hoje em dia já nascem com eles) calça jeans e tênis, com um "rádio", cd player creio eu bem a frente, tocando uma pérola do cancionero popular brasileiro, como diria Rolando Boldrin (onde será que anda aquela desgrama?), uma música que enche nos olhos de lágrimas............de tristeza!!!!

Querem algo mais erudito do que "vai, vai, enfia, enfia, sou sua potranguinha"....ou "estou atoladinha, molhadinha, encharcadinha ( com ch mesmo), e por ai vai.

Até parei, fiquei olhando e depois nos últimos 500 metros de sprint final ao "trampo", fiquei pensando que fim levou os pensadores, a música brasileira, a cultura.Foi engolida por quem? O que as escolas estão dando as nossas crianças?Que futuro de cabeças estamos construindo?

Passagem 2: Dias antes, lá estava eu em minha mercedez com chofer (busão) e adentram alunos de uma escola.No meio da aquela algazzara típica juvenil, escuto um menino descendo a lenha na "fessora", na escola e que não estava mais com vontade de estudar.
Entre outras abobrinhas, resolvi me meter e dizer a ele, que se ele quer no futuro algo de melhor a ele, que mesmo que não seja Phd, ou formado em universidade, que terminasse o segundo grau, e fizesse cursos profissionalizantes, ou um teste vocacional.
A resposta do menino, literalmente:
"haaaaa tiu, pá que instudar, se o Lula virou presidentí sem estudá, sem diploma..."

O menino foi salvo pelo ponto seguinte, que era o meu, e desci, senão nos jornais do dia seguinte haveria " homem de meia idade esgana menino na roleta".
Lamentável, não?
Bom, não sou um primor na gramática e abençoado seja o corretor do word, mas que País teremos daqui a 20 anos? O que está sendo dado de cidadania a esta geração?
Ou apenas novela das oito?

Felizmente existem abnegados que fazem uso de seus espaços para aplicar a comunidades locais, sem subsídio nenhum dos orgãos públicos , cursos, música, artes e esportes.
A tempos atrás em um seminário foi falado muito a respeito dos terreiros serem um centro de resistência, de manutenção da cultura, seja ela Africana de base ou Afro-Brasileira, e tenho que concordar que realmente quando um terreiro tem pessoas que demonstram interesse, ele consegue atingir dentro de suas possibilidades de logística, a comunidade e levar a eles um pouco de diversidade  ou pelo menos um indicador a juventude para que no mínimo não caiam no ostracismo e como diz o ditado "cabeça vazia, oficina do diabo".

Diria que não somente os terreiros, mas a religião em si tem um papel de motivação a juventude, de complementar juntamente com a escola os alicerces do jovem, repito, ajudar a alicerçar (porque aqui é com "ç" ?)  e não criar os filhos alheios, pois tem muito pai por ai que faz o bicho pro filho entrar na universidade, de preferência em curso integral, para dizer "ufa, agora tem quem vai criar meu filho".Putz, que atestado de incompetência como pai e mãe.      

Por outro lado, enquanto as malas e cuecas enchem no planalto central, dando uma de "mãe diná", devem pensar, "ora, pra que vamos construir escolas, melhorar a folha dos professores, dar mais condições de ensino se tem uns tontos que fazem isto por nós, e melhor, com o dinheiro "deles"".

Mas tudo ser revolve e junho o mundo se transforma.Acabam as guerras, a fome, a míséria, a corrupção, o desemprego, afinal é COPA DO MUNDO!!!!!.



        

Nenhum comentário:

Postar um comentário