domingo, 23 de maio de 2010

Malungo

Não vou mentir.

Quando recebi a primeira vez o Malungo, "versão xerox", a primeira edição, pensei "putz que saco ler isto, muito complicado pra minha cabeça".
Mas na biblioteca (WC) passou a ser minha leitura preferida, superando a página de esportes do jornal.

Posso dizer que literalmente foi uma paixão que foi crescendo a cada evacuada, a ponto de ler 3 vezes, fora os grifos.
Passou a ser referência e um indicador ao pensamento.Digamos uma "musa".O que seriamos sem elas?

Não vou ficar alongando demais e nem colocar uma sinopse mal feita, até para não estragar a leitura de quem se interessar.
Posso dizer que tem lá as escorragadinhas dele, afinal é uma pesquisa de campo, assim como o Prandi, não conseguiu o autor conhecer a todos os terreiros do Brasil.
Mas no geral, na questão antropológica, na psicologia da religião, falando sobre ego, personas intra médium, elementos formadores da religião, o destrinche dos ritos, indo buscar na minha opinião,uma das melhores concepções a respeito dos ritos e mecanizações, o uso do fumo, as velas, os pontos riscados, a simbologia da Umbanda e a eficácia da magia.
Assim como muitos antropólogos, o Bentto se apaixonou pela religião, a ponto de uma segunda edição, revisada e com acréscimos de conteúdo.
Como todo livro de antropologia, sociologia tem uma parte chata de ler.As teses que o digam, mas depois que engrena uma terceira marcha, vai que uma beleza!


Em tempo:Não ganho comissão.Aliás, o pagamento já foi feito.O prazer de divulgar.

http://www.benttodelima.com.br/Livros/Cod/3

Que Olorum nos guie!

(Olorum, nome dado pelas culturas Afros ao "Deus" criador do Universo, presente em tudo e em todos, sem forma, sem personificação.O universo é "Olorum".)

Um comentário:

  1. Ptz...Tô ainda nessa fase...Aff que saco esse livro...rsrsrsrs
    Mas vou tentar novamente...!
    Bjão.

    ResponderExcluir