quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Criançada, Ibeijada,beijada, "erezada"....








Ola povo do Brasil vasconil...é o vasco lidera....mas esperamos com a ajuda de todos os santos, anjos e arcanjos que o verdão seja campeão...e que o michel jackson ressucite..kkkkk

Bom, este mês a maioria dos terreiros de Umbanda, ou melhor, corrigindo, tudo que tenha "spirto" de criança, "beijada", erê baixando tem festa.

E como sempre, algumas lacunas acabam ficando quando os neófitos tem que explicar origens, conceitos dos rituais.
Na umbanda principalmente vive-se muito a base do paradigma "assim sempre foi, funciona e não me pergunte de onde veio...".

Na minha concepção, ainda mais hoje em dia, com toda a informação a disposição para ser pesquisada e debatida, eu considero principalmente dos mais jovens, preguiça mesmo!!!! preferem ficar debruçados no facebook ou orkut relatando o número de "pums" que deram de se darem tempo (dar tempo foi bom...) de pesquisar e debater RELIGIÃO.
Poucos, muito poucos querem religião.Querem "status" de "macumbeiro" para usar como um chaveiro que é colocado a mesa nas reuniões de amigos, para serem o centro das atenções.Uma melancia no pescoço talvez fizesse mais sucesso.

Por outro lado, pais de santo, mães de santo da "antiga", com seus óculos fundo de garrafa, com tremores nas mãos,(eu tenho L.E.R) pegam o ratinho, e ficam clicando e pesquisando material a respeito das tradições Afros-Brasileiras.O pouco que tenho contato com alguns e algumas, me dizem que ficam maravilhados de verem o resgate de culturas, de como a internet serve também para reaguçar a velha ORALIDADE.

Bom, nesta de resgatar os elos, eu lia estes tempo "Edson Carneiro" , Os Candomblés da Bahia, e tem uma parte que ele cita as festas de Erês, as mesas as crinças, isto mesmo!!! festa de crianças....gente viva...kkkk.E tem uma parte que ele cita justamente a MESA posta dentro do terreiro, onde eram servidas comidas, doces e quitutes e todas as crianças da redondeza, das vizinhanças eram chamadas para desgustarem da mesa farta.
putz, piorou heim? se você tinha alguma dúvida que muitos do ritos de Umbanda são dos "negão", lamento, mas terá que engolir seu preconceito.Apesar de toda a conjunção do catolicismo, dos sincretismos e de darem conotação de elfos e anjos ao moldes da capela do vaticano, é de origem afro a concepção dos ritos vigentes na Umbanda.

Concordo e seria hipocrisia minha também não dizer que a religião se remodela, adaptasse ao meio e faz com que haja sempre a possibilidade de uma forma ou outra , o "povo" lá de "cima" vir a terra.

Enchendo um pouco de linguiça, da boa, kkk, peguei, catei, pedi emprestado, filei, um texto do kambami, colaborador deste hiper-super-ultra e "modesto" blog e deixo a deguste para irmos tirando conclusões.
O texto foi postado na Rede Brasileira de Umbanda, que quando não é trágica é cômica devido aos extremos dos debates..kkkk o Manuel (moderador) me mata..kkkk.

No texto abaixo, segue algumas considerações dos elos a respeito de "Doun", tão citado nas "Umbandas" e que nem sempre são dadas respostas a contento.

segue texto:

Trago para ilustrar esse dia mais uma pérola da coleção de minha amiga Psicóloga e Escritora Maria Inez Almeida ( Ìyà Ifatosin) "IDOWU, no Brasil chamam de DOUM. O texto refere-se a seres humanos - tradições , não a lendas de orixás. Está ruim porque é muito antigo. Década de 80. Do Curso ministrado por Dr. Richard Alabi, de onde surgiu meu livro CULTURA IORUBÁ - COSTUMES E TRADIÇÕES".

Um comentário:

  1. Ficou Show sua postagem mano, rssssssss.

    Sabe que acho que você daria um bom escritor? Sem sacanagem.

    Olha essa da RBU de quando não é tragica ser cômica, acho que até o Leonel, perdão, o Manuel sabe, rssssssssssssss.

    Mas vamos por lá enchendo as linguiças.

    Abração mano!

    ResponderExcluir